Doenças Digestivas e Psiquiatria: que relação?
O corpo humano é integralmente psicossomático, isto é, todas as doenças são influenciadas por fatores biológicos e psicológicos.
Os fatores psicológicos podem afetar a doença digestiva porque:
– influenciam o seu curso (agravamento ou atraso na recuperação);
– interferem com o tratamento (ex. má adesão às recomendações);
– perturbam a sensibilidade/percepção das manifestações da doença.
Incluem:
– mal-estar psíquico (ex. sintomas de depressão, ansiedade, pânico)
– padrões de interação disfuncional (ex. relações pessoais)
– estilos de coping (mecanismos de lidar com situações de stress)
– traços de personalidade
– comportamento desadaptativo em relação à doença (ex. negação).
Em qualquer fase da doença digestiva, a abordagem Integrativa com enfoque corpo mente é pertinente, recorrendo a terapia cognitivo-comportamental, medicamentos, técnicas de regulação do stress, alteração do estilo de vida, entre outras, conforme a situação específica.
A Psiquiatria em decisões partilhadas com o paciente e coordenada com a Gastrenterologia, Psicologia e Nutrição, pode capacitar o paciente com ferramentas úteis para melhorar a sua qualidade de vida.

